Em que casos vale a pena ponderar a reabilitação de um edifício?

É certo que com o aumento da densidade populacional, particularmente nos centros urbanos, o fator do espaço para construir novos edifícios torna-se assim num desafio. Como a demolição de um edifício nem sempre é apresentada como uma opção, por organização dos espaços urbanos, o mercado da reabilitação tem vindo a ganhar a sua notoriedade. A conferecondominios® hoje explica-lhe em que consiste a reabilitação de um edifício, bem como, em que casos poderá valer a pena a reabilitação de uma obra existente.

O que é a reabilitação de um edifício?

Um projeto de reabilitação de um edifício trata-se de um procedimento que abrange um conjunto de ações, que pretendem proporcionar ao empreendimento em causa um desempenho compatível com o fim a que projetado com as exigências contemporâneas. Há um conjunto de especialidades que vão desde a estrutura principal à remodelação pontuais de alguns elementos construtivos, no arranjo estético e valorização do investimento. É de salientar que, este procedimento deve focar-se nas características de eficiência energética do edifício, bem como ter em vista a legislação atualmente em vigor.

Quais as vantagens de optar pela reabilitação de um edifício?

Há diversas razões pelas quais a reabilitação de um edifício pode ser considerada mais vantajosa, em oposição à sua demolição. A reabilitação de uma obra já existente traz consigo também vantagens a nível ambiental, visto que é consumida menos energia na produção e aplicação de produtos em construção, bem como o facto de gerar uma menor emissão de CO2. Pode ser feito, mantendo a sua utilização.Além disso, há ainda vantagens económicas que devem ser ponderadas neste processo, nomeadamente:

  • É um processo que envolve menos custos com licenças, impostos e taxas;
  • Tem ainda uma maior rapidez na aprovação do projeto de obra;
  • Revela uma menor necessidade de materiais e, em consequência, a redução dos custos com estaleiro o estaleiro de obra.

O que deve ter em conta antes de avançar com a reabilitação de um edifício?

A reabilitação de um edifício pode ser uma excelente opção no que toca à recuperação de um edifício já existente. É uma boa alternativa à construção de raiz, no entanto, paralelamente à contratação de uma entidade creditada nesta área, deverá ter em conta os seguintes tópicos:

  • Informações fulcrais sobre possíveis apoios financeiros para este investimento, assim como para possíveis reduções fiscais e apoios camarários no âmbito do projeto de reabilitação;
  • As necessidades de recuperação do prédio, englobando um levantamento exaustivo das intervenções necessárias no edifício;
  • Os diversos detalhes arquitetónicos e estéticos ajustáveis à zona envolvente do prédio;
  • Verificar qual a solução mais ajustada em termos de acessibilidades, de forma a potenciar o valor comercial do imóvel, bem como confirmar o bem-estar no usufruto diário do edifício;
  • Abrir concurso para obter orçamentos de empresa creditadas na área da reabilitação de edifício, para garantir o sucesso do projeto.

Qual o procedimento num processo de reabilitação de um edifício?

Um serviço de reabilitação de edifícios começa com uma análise detalhada aos problemas técnicos e às estruturas e fachadas degradadas do empreendimento em causa. São ainda tidos em conta os materiais utilizados na construção original e de que maneira, outros materiais, podem interferir na reabilitação.

Na sequência da análise em causa, em certos casos, pode ser necessária apenas a realização de obras em pontos estratégicos tais como a fachada. Poderão ainda ser necessários outros procedimentos tais como a impermeabilização do telhado e terraços ou até uma obra mais profunda, focada nos alicerces estruturais do edifício.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *